O Bispo de São Cristóbal (Venezuela), Dom Mario Moronta Rodríguez, exortou aos fiéis a evangelizar a todas as pessoas sem exceção, especialmente aos afastados e os que não conhecem a Palavra de Deus” pois Jesus não veio somente para alguns senão para toda a humanidade.
Ao comentar a passagem do encontro de Jesus com a mulher cananeia, o Prelado assinalou que “o ensinamneto é claro”. Os cananéios “não eram judeus e adoravam mas bem ídolos” e por isso sua fama “não era muito boa dentro do povo do Israel”, entretanto “Jesus manifesta que sua fé era grande e cura a sua filha doente”, mostrando que “não veio somente para o povo de Israel” e que “para Deus não há acepção de pessoas”, asseverou.
“Jesus, o Salvador veio a cumprir a vontade do Pai Deus, mas não para uns poucos senão para todos” e com “a sanação da filha, a mulher cananéia entende que também a eles, os que não estavam convidados à mesa podiam servir-se ainda das migalhas”, destacou. “tratava-se da abertura à universalidade da salvação”, adicionou.
Do mesmo modo, Dom Moronta indicou que este “relato evangélico nos tem que ajudar a iluminar nossa existência” pois ao igual a Cristo, “também nós estamos chamados a evangelizar, a partir o pão da Palavra a todos, sem exceção”, embora às vezes “podemos cair na tentação de ir somente a um grupo de mais próximos”.
Depois de afirmar que “a missão da Igreja inclui os afastados e os que não conhecem a Palavra de Deus”, precisou que “o que corresponde a todos nós é imitar e atuar em nome de Jesus: dar o pão a todos”.
“O Senhor nos convida, de acordo a este relato evangélico, a que nos arrisquemos como o fez aquela mulher cananéia: o descobrimento da pessoa de Jesus lhe fez pedir algumas migalhas, mas o Senhor lhe deu muito mais, o pão da sanação para sua filha”, concluiu o Prelado.