O Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, Dom Jaime Prieto Amaya, lembrou que “a paz e o desenvolvimento integral não se obtêm sem o respeito e a articulação dos direitos, entre eles o mais importante o direito a uma vida digna”.
“A paz na Colômbia se for possível”, afirmou o Prelado no lançamento da Semana pela Paz 2008, que se realizará de 7 a 14 de setembro, e destacou a importância e alegria de “ver reunidos no marco da Semana pela Paz, a representantes de diversas organizações que estão lutando e trabalhando por ela”.
Do mesmo modo, Dom Prieto precisou que o lema do evento: “Para a paz, vida digna, desenvolvimento e dignidade”, contém alguns dos elementos fundamentais para uma verdadeira paz no país.
Por sua parte o Diretor Caritas Colômbia, Dom Héctor Fabio Henao Gaviria, exortou às organizações presentes no ato a “trabalhar juntos na construção da paz e a unir os diversos esforços locais que se levam a cabo”.
A Semana pela Paz surgiu por iniciativa do Programa pela Paz da Companhia de Jesus. Leva-se a cabo durante setembro, em concordância com a celebração o 9 desse mês do Dia Nacional dos Direitos humanos.