O Bispo de Tarazona (Espanha), Dom Demetrio Fernández González, assinalou que na festa da Assunção se revaloriza o corpo humano que muitas vezes “é desprezado, é tratado como uma coisa” pela sociedade contemporânea.
Tantas vezes o corpo “é torturado, é considerado como um burro de carga, é tratado como um objeto de prazer sexual, que se compra e que se vende”, entretanto esta celebração “nos enche de esperança, porque Deus nos mostra que o corpo humano já não é uma coisa, senão que em Maria alcançou sua mais alta dignidade”, indicou o Prelado em uma mensagem pela festa da Assunção da Santa Maria ao Céu.
Depois de indicar que “as festas da Virgem produzem uma alegria especial em quem nos experimentamos filhos dela”, precisa que Maria foi levada a céu “também com seu corpo de mulher” e isto deve acrescentar “nossa alegria, pois a salvação de Cristo afeta ao homem inteiro, corpo e alma”.
“A salvação de Cristo não é algo platônico, espiritualista” porém “abrnage ao homem inteiro”, destaca Dom Fernández. “O corpo humano não é o cárcere da alma, não é um vestido que se muda”, continua, senão que graças à Encarnação de Jesus Cristo  “que se fez homem de verdade, converteu-se em lugar onde brilha a glória de Deus”.
Do mesmo modo, assinala que “o corpo é a epifanía da pessoa, está chamado a correr a mesma sorte que a alma” e adiciona que “a redenção de Cristo chegou em primeiro lugar e de maneira completa a Maria” por isso nela se contempla “o que um dia chegará a nós”.
Em outra parte o Bispo de Tarazona lembra que “a Assunção da Virgem significa que, terminada sua vida na terra, foi levada a céu” e por isso nos faz tomar consciência de que “o céu é nossa pátria, é nossa meta” para onde se dirige nossa vida.
“A festa de hoje nos convida a pensar no céu, a desejar o céu, a suspirar pelo céu, pois fomos criados para ir ao céu” e embora o “caminhar na fé supõe certa fadiga” não “descansaremos totlamente até que cheguemos lá”, sustenta.