Ao presidir este meio-dia a reza do Ângelus no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, na Solenidade da Assunção da Virgem Maria, o Papa Bento XVI destacou que a Virgem Maria "continua velando, especialmente nas horas difíceis da provação, sobre seus filhos, que Jesus mesmo lhe confiou antes de morrer na cruz".
Depois de exclamar que são muitos os "testemunhos que desta materna solicitude descobrimos visitando os Santuários a Ela dedicados", o Santo Padre lembrou de maneira especial "a singular cidadela mundial da vida e da esperança que é Lourdes aonde, se Deus quiser, viajarei dentro de um mês, para celebrar o 150 aniversário das Aparições Marianas ocorridas nesse lugar".
"Maria Assunta ao céu nos indica a meta última de nossa peregrinação na terra. Lembra-nos que todo nosso ser –espírito, alma e corpo– está destinado à plenitude da vida; que quem vive e morre no amor de Deus e do próximo será transfigurado a imagem do corpo glorioso de Cristo Ressuscitado; que o Senhor humilha aos soberbos e levanta aos humildes. Isto o proclama a Virgem eternamente com o mistério de sua Assunção. Que Você seja sempre louvada, Ó Virgem Maria! Rogai ao Senhor por nós".
Ao finalizar o Ângelus, o Santo Padre dirigiu sua habitual saudação em distintos idiomas; e falando em francês disse: "saúdo cordialmente aos peregrinos de língua francesa, em particular aos jovens da família marianista, neste dia que celebramos a Assunção da Virgem Maria. Agora que me preparo a visitar a França, onde Maria em sua Assunção é a Padroeira, convido-lhes a deixar-se guiar por ela em seu caminho para seu Filho Jesus. Que quem acreditou no cumprimento das palavras que foram ditas pelo Senhor lhes ajude a engrandecer a fé e lhes outorgue viver a esperança! Feliz Festa da Assunção!