Depois de finalizar a reza do Ângelus, o Papa Bento XVI fez um enérgico chamado à paz na Georgia, para que a trégua decretada nessa zona "possa consolidar-se e transformar-se em paz estável". Elevou suas orações por todas as vítimas deste conflito; e alentou a ajuda humanitária para as populações afetadas.

"Sigo com atenção e preocupação a situação na Georgia e fico particularmente próximo às vítimas do conflito. Enquanto elevo uma oração especial de sufrágio pelos defuntos, expresso minhas sinceras condolências a quantos estão de luto, e chamo a que sejam aliviados com generosidade os prófugos, sobre tudo as mulheres e as crianças, que poderiam ter dificuldades para obter o necessário para sobreviver", disse o Santo Padre.

Do mesmo modo, o Pontífice pediu a abertura "de corredores humanitários entre a região da Osetia meridional e o resto da Georgia, de modo que os mortos ainda abandonados possam receber digna sepultura, os feridos sejam adequadamente curados e possam chegar até onde estão seus seres queridos. Que se garanta, além disso, às minorias étnicas envolvidas no conflito a segurança e os direitos fundamentais que não podem nunca ser transgredidos".

Finalmente, o Papa fez votos para que a atual trégua, "obtida graças à contribuição da União Européia, possa consolidar-se e transformar em paz estável, enquanto convido à comunidade internacional a seguir oferecendo seu sustento para alcançar uma solução duradoura, através do diálogo e a boa vontade comum".