O Bispo nivariense, Dom Bernardo Álvarez, convidou a todos os canários a participar com "um espírito de fé e alegria" nas festas da Candelária cujo dia central será na próxima sexta-feira, 15 de agosto, conforme informou hoje o Bispado Nivariense através de uma nota.
Para Dom Álvarez esta é "uma celebração que congrega a milhares de pessoas de distintos lugares das ilhas, sobre tudo, da ilha de Tenerife para celebrar e venerar à Virgem Maria através da qual nos veio, nos entregou, a nosso Senhor Jesus Cristo".
"Em Canárias –acrescentou– esta advocação da Candelária se adiantou aos missionários na hora de anunciar aos aborígens o Evangelho já que a imagem que apareceu na praia de Chimisay foi um ponto de apoio para anunciar à Mãe do sustentador do universo e a seu Filho, esse menino que levava no braço".
O Bispo incidiu na centralidade destas jornadas posto que "é uma celebração da máxima importância, já que nossa fé encontra suas raízes, sua origem em torno da veneração desta sagrada imagem".
Bernardo Álvarez quis remarcar que esta festa "é eminentemente religiosa, uma festa com um profundo sentido religioso e muito arraigada no sentir do povo canário, e eu convido a todos a participar desta celebração de 2008".
Às onze da manhã do dia 15, o Bispo presidirá a Solene Eucaristia na Basílica da Candelária, a qual será seguida da procissão com a venerada imagem da Padroeira Geral de Canárias.
Por outra parte, o Bispo destacou que espera que "milhares de pessoas durante estes dias se aproximem da Vila Mariana para participar de alguma oração, dar obrigado pelos favores recebidos, pedir algo, celebrar a Eucaristia, receber o sacramento do Perdão ou participar da procissão com a imagem da Padroeira".