O Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, assinalou que este ano o desafio dos bolivianos é ser coerentes “com a fé e ser semeadores de paz e amor”.
Este ano o desafio “é ser coerentes com nossa fé e ser semeadores de paz e amor em um contexto que é verdadeiramente difícil, mas Urkupiña nos espera para isso, para que sejamos irmãos e fiéis, que renovam nossa sociedade e a tornam cristã”, expressou o Arcebispo com ocasião do início da Festa da Virgem de Urkupiña.
Ao apresentar o material que acompanhará aos peregrinos, o Prelado destacou que este ano as palavras importantes são integração, paz, unidade e reconciliação. “Mas, também nos damos conta que estas palavras tão profundas, tão preciosas, caem em um clima muito difícil”, indicou.
Nesse sentido, assinalou que o desafio é ser coerentes com nossa fé e o comportamento que deve ter todo cristão, “porque nos gritamos uns aos outros, nos ofendemos e depois estamos diante da Virgem com as mãos unidas, com muita esperança para que nos escute”.
Por sua parte, o Pe. Víctor Benavente, da paróquia de São Ildefonso, onde se encontra a imagem Mariana, chamou os fiéis a fazer desta celebração verdadeiramente a festa da integração nacional. “A celebração deve converter-se em um marco, fazendo realidade a denominação de ‘festa da integração nacional’”, expressou.