O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, advertiu que a Argentina está padecendo há alguns anos “um processo contínuo de descristianização”, com numerosas tentativas legais que pretendem recompor “a estrutura da sociedade”.

“Os lobbys são aqui tanto de grupos culturais como ideológicos que têm acesso à ordem política e que, de uma maneira clara ou um pouco mais oculta, tentam ir minando aquilo que foi o fundamento tradicional da cultura argentina”, denunciou o Arcebispo no programa televisivo Chaves para um Mundo Melhor.

Atualmente há vários projetos legislativos em Buenos Aires que pretendem normatizar as uniões do mesmo sexo, abrir a porta à legalização do aborto e financiar programas de educação sexual que promovam a promiscuidade e as relações homossexuais.

Depois de exortar os cristãos a “se darem conta” do que ocorre, pediu-lhes “manifestar claramente a fé, sobretudo nos âmbitos nos quais o problema não é exatamente dogmático mas sim a defesa da ordem natural e dos princípios básicos sobre os quais pode edificar uma autêntica civilização”.

Monsenhor Aguer denunciou que há uma “uma espécie de globalização” que tenta “sufocar a presença do pensamento cristão na vida dos povos” em “uma espécie de cruzada ideológica anticristã ou uma grande tentativa de perseguição, embora por agora não seja cruenta”.

Segundo o Arcebispo, os lobbies denunciados faz uma semana pelo Cardeal Renato Martino, “dirigem seus dardos especialmente contra aqueles católicos que se atrevem a manifestar, com plena coerência em sua função cultural ou política na vida da sociedade, suas convicções cristãs”.