Com uma maciça assistência à Missa inaugural presidida pelo Arcebispo de Santo Domingo e Primaz da América Latina, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, iniciou-se ontem no Equador o 3º Congresso Missionário Americano sob o lema "A Igreja no Discipulado Missionário".

Na Eucaristia celebrada em Quito no coliseu General Rumiñahui, o Cardeal dominicano, que participa deste Congresso CAM3-COMLA8 como Enviado Especial do Papa Bento XVI, elevou sua prece ao Senhor e aos Santos do país "para que continuem vivas e fecundas as raízes cristãs da nação, de maneira que se preservem os valores relativos à liberdade religiosa, a vida, a família e a educação".

O Arcebispo de Quito, Dom Raúl Vela Chiriboga, também pediu para que Cristo cuide do Equador, especialmente nesta "situação delicada". "Não podemos trair esses grandes princípios que nossa condição de homens fiéis, de homens de fé, obrigam-nos a defender: a família, a vida, os princípios da educação; nos opomos a tudo aquilo que atente ao que é raiz de nossa essência de cristãos", assinalou.

Nova Constituição

Do mesmo modo, o Episcopado equatoriano e seu Presidente, Dom Antonio Arregui, receberam um maciço respaldo por parte dos milhares de participantes diante dos ataques do mandatário Rafael Correa, quem arremeteu em distintas oportunidades contra a Igreja no Equador por sua posição crítica ao polêmico projeto anti-vida e anti-família de nova Constituição.

Entretanto e apesar que líderes pró-vida advertem que a nova Constituição deixa a porta aberta ao aborto, o Ministro coordenador de Política, Ricardo Patiño, disse que o Governo não pretende liberalizar esta prática no país.

Em roda de imprensa, Patiño informou que esta posição foi transmitida ao Cardeal López Rodríguez pelo Presidente Correa durante uma reunião.