O Presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Alejandro Goic Karmelic, lembrou aos empresários que devem passar da lógica do lucro “quer dizer, a daquele que tem, ganha, ganha e ganha mais, para a lógica do compartilhar e da solidariedade”.
“O crescimento é fundamental porque não se pode partilhar pobreza, mas me dá a impressão de que alguns empresários, não todos, por falar de crescimento se esquecem que este também tem que ser compartilhado”, assinalou o Prelado em uma recente entrevista a Radio ADN.
Do mesmo modo, destacou que se uma empresa vai bem é porque há “trabalhadores que põem o melhor de si e, portanto, eles também deveriam ser partícipes dos lucros e não somente o dono” pois “a empresa é uma comunidade de pessoas.
Depois de indicar que a empresa é como uma família, o também Bispo de Rancágua, destacou que na família quando um de seus membros “perde seu emprego outros têm que esforçar-se e privar-se de outras coisas, mas quando vai bem um ou dois, vai bem ao conjunto da família. O mesmo deveria acontecer com a empresa”.
“Há preceitos na Igreja que dizem que a primazia está no trabalhador por sobre o capital” precisou. Sobre isto, continuou, “eu sinto uma certa responsabilidade como pastor da Igreja Católica, porque muitos dos empresários são católicos, mas não aplicam os conceitos do ensinamento social da Igreja em suas empresas”.
Em outro momento, o Prelado se referiu aos conflitos sociais que surgem nas empresas e assegurou que ante isso é de muita importância que o empregador fomente relações trabalhistas respeitosas.