Diante das tensões políticas e sociais que vive o país, Dom Jorge Casaretto, Bispo de São Isidro (Argentina), advertiu que a liberdade sem a verdade não basta para consolidar a democracia.
O Prelado reconhece que como país, "transitamos tempos em onde com acertos e enganos seguimos tentando crescer no exercício democrático, a participação e o compromisso cidadão".
Entretanto, adverte que "nesta história que traçamos por meio das nossas ações, não podemos responsabilizar a outros dos que nos passa, mas sim temos que descobrir qual é nossa função na construção de um novo modelo de Nação e assumi-la com responsabilidade".
"Na democracia –segue Dom Casaretto– fica de manifesto quão importante é o compromisso, a participação e a liberdade de cada um como cidadão, com direitos e também com deveres".
"Do que nos serve uma liberdade que não se interesse pela verdade, de maneira tal que seja algo mais que simplesmente mover-se com soltura, e tenha verdadeiramente peso o que fazemos?"; diz o Bispo de São Isidro na carta; e assinala que "hoje escutamos falar muito de liberdade, e está bem que assim seja, mas não nos esqueçamos que a liberdade sem a verdade fica vazia. Em palavras de Jesus: 'a verdade vos fará livres'".
"Nossa pátria espera de cada um de nós uma resposta nova, criativa, esperançada e profundamente arraigada na verdade. Somente o caminho da verdade social, econômica e política nos pode levar a meta: o homem e sua dignidade".
O Prelado pede finalmente aos fiéis fazer "deste tempo no que nos toca viver, um verdadeiro espaço no qual possa manifestá-la verdade, para que todos nós agindo realmente como homens livres, saibamos juntos procurar os caminhos para o desenvolvimento, a inclusão social e cultural, e a participação cidadã comprometida, em favor do homem e sua dignidade".