A Revista "Vitral", da diocese do Pinar del Rio, informa em seu último número a bem-sucedida conclusão da 8º Escola de Verão para Educadores, que apresentou diversos conteúdos pedagógicos de inspiração cristã a mais de 250 professores de diferentes instituições educativas do país.
Professores das diversas obras educativas informais da Igreja –já que o sistema cubano não permite outra educação que não seja estatal– compartilharam com educadores não crentes convocados pelas pastorais de educação de todas as dioceses.
O ato de bem-vinda foi presidido por Dom Manuel Hilario de Céspedes y García Menocal, Bispo de Matanzas e Presidente da Comissão de Educação da Conferência de Bispos, enquanto que a Missa desse mesmo dia foi presidida pelo Cardeal Jaime Ortega Alamino, Arcebispo de Havana, a quem acompanhou o Pe. Ángel Cuevas, membro da equipe nacional de educação da Igreja.
Conforme explica Vitral "os conteúdos foram ministrados através de conferências e oficinas participativas, nos que o intercâmbio de experiência e o debate enriqueciam a proposta dos apresentadores".
Os temas abordados durante a Escola de Verão foram: A pedagogia de Jesus Cristo , Aprendizagem Desenvolvedor, Habilidades do Pensamento, Didática do ensino do Inglês, Dinâmicas Grupais, Educação Emocional, Meio ambiente e Religião e Valores Tradicionais; através de três conferências principais: "O Padre José Agustín Caballero, precursor da pedagogia cubana", "Pedagogia não diretiva", e "A Educação no Documento de Aparecida".
Este ano se realizarão outras escolas de verão em Santa Clara, Camagüey e Santiago de Cuba, nas que se espera participem outros 300 educadores.