O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, reuniu-se ontem com os deputados do Partido Revolucionário Institucional (PRI), grupo de oposição, no que se tratou o tema da iniciativa popular para "blindar" a legislação do estado de Jalisco contra o aborto e a eutanásia.
Assim o deu a conhecer o coordenador deste grupo político no Congresso Estatal de Jalisco, Juan Carlos Castellanos Casillas, quem disse também que a reunião foi um “encontro cordial”.
A sua vez, o porta-voz da Arquidiocese de Guadalajara, Antonio Gutiérrez Montaño, assinalou que a reunião teve “um caráter institucional” e foi solicitada pelos deputados do PRI no Congresso estatal.
“falou-se sobre vários temas que são de interesse geral, como a iniciativa popular contra o aborto ou as próximas eleições, mas não se estabeleceu nenhum acordo ou formalidade”, indicou.
Deste modo explicou que embora o cardeal Juan Sandoval não está procurando encontros com políticos, “tampouco está fechado” quando se propõem reuniões de maneira formal.
Conforme informa a imprensa local, a iniciativa popular da que se conversou foi apresentada primeiro no desaparecido Instituto Eleitoral do Estado de Jalisco (IEEJ) pela associação civil Mexicanos pela Vida de Todos; e depois de ser passada, voltou para Congresso local, aonde está “congelada” nas comissões legislativas de Eqüidade e Gênero; Justiça; Pontos Constitucionais, Estudos Legislativos e Regulamentos.
Segundo estes meios, existe um acordo informal para que o tema não se volte a abordar na atual Legislatura.