O Bispo de Oruro, Dom Cristóbal Bialasik, chamou o Governo e aos prefeitos ratificados a construir o país logo do referendum, fortalecendo a democracia através do diálogo.
De acordo aos primeiros resultados, o Presidente Evo Morales recebeu o respaldo de 63 por cento de bolivianos. O Governo qualifica isto como um triunfo; entretanto, os prefeitos opositores de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando, também foram ratificados em seus cargos.
Dom Bialasik indicou que depois do referendum, o mais importante é que “o Governo se sente com a oposição para dialogar”.
“Eu acredito que a democracia se constrói com diálogo e este deve ser fortalecido, cuidado em todo sentido e devemos ajudá-lo para poder melhorar a vida dos bolivianos e da nossa pátria”, assinalou.
O Prelado acrescentou que “temos que pedir perdão todos à nossa pátria para procurar a unidade nacional sempre em diálogo e em paz, já são suficientes as mortes, suficientes os desgostos, suficiente violência; já é tempo de procurar a paz e a paz se busca só com o diálogo”.
O Bispo de Oruro indicou que a recente consulta não vai resolver os problemas da Bolívia de maneira imediata. Este, assinalou, dará só algumas pauta para o futuro.