A organização de caridade Catholic Relief Services (CRS), fundada pela Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos em 1943, iniciou uma campanha em resposta à crise global de alimentos e destinarão um milhão de dólares inicialmente que serão utilizados nos próximos dois meses.
Esta resposta inicial se orientará a desenvolver projetos de agricultura e de abastecimento de mantimentos no Afeganistão, Etiópia, Indonésia, Guatemala, Burkina Faso e Moldávia.
“Este é o primeiro passo no que será uma resposta de longo prazo em uma crise de similar extensão. Esta crise de mantimentos logo começa. No próximo ano, será mais extensa e profunda já que mais segmentos da sociedade serão empurrados à pobreza pela combinação de preços altos para os mantimentos e a energia em todo mundo. Temos que agir agora", explicou o Presidente do CR, Ken Hackett.
Do mesmo modo, indicou-se que a CRS Haiti está atualmente distribuindo 7 mil e 730 toneladas de mantimentos em orfanatos, para programas de nutrição para mulheres grávidas, colégios primários e para pessoas com AIDS.