O Arcebispo de México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assinalou que embora o contexto no que se encontra a Igreja mudou, as tormentas que atravessa e as decisões que deve tomar são as mesmas de faz dois mil anos, quando foi a fé a que sustentou aos primeiros cristãos durante as perseguições.
Durante a Missa dominical, o Cardeal indicou que “possivelmente em nossos dias o cenário mudou, assim como as dimensões do lago e da própria barca (a Igreja) onde estamos mais de um bilhão de seguidores de Cristo, mas as tormentas são as mesmas e as decisões a tomar também devem ser as mesmas”.
O Arcebispo lembrou que assim como os primeiros cristãos tiveram que manter a fé para superar as dificuldades, assim também os católicos de hoje devem confiar em Cristo, que segue repetindo: “Ânimo, sou eu não tenham medo”.
O Cardeal Rivera também se referiu à tarefa evangelizadora. Disse que “é certo que no anúncio do Evangelho devemos pôr tanto entusiasmo como se tudo dependesse de nosso esforço e de nossas capacidades, mas sem esquecer nunca que ‘sem Ele nada podemos fazer’; com a firme convicção de que não é nossa barca senão a barca do Senhor”.
O Arcebispo de México lembrou a necessidade de recorrer sempre à oração, tal como o fazia Jesus quando se retirava ao “monte a sós para orar”. “Sempre que vai iniciar algo importante em sua vida, Jesus se concentra na oração”, assinalou.
“Se percorrermos a história podemos constatar que sempre houve dificuldades e que nunca faltaram tormentas à Igreja, entretanto a travessia já leva dois mil anos, sem que até agora se afundasse o navio que perante o mundo aparece frágil”, expressou.