O Arcebispo de Santa Cruz da Serra, Card. Julio Terrazas Sandoval, recomendou aos governantes bolivianos pedir sabedoria a Deus, tal como o fez Salomão, para poder dirigir os destinos do país.
“Só a palavra de Deus, se a escutarmos, é a que dá certeza a nosso projeto e tem que ser sempre projeto ao serviço de outros e não de pequenos grupos”, afirmou o Cardeal durante o Te deum pelos 183 anos de independência boliviana.
O Arcebispo explicou que a sabedoria a necessitamos todos, os pais para com seus filhos, as autoridades para o governo, a Igreja e os responsáveis por todas as instituições, para poder escutar ao Senhor.
Deus, afirmou, dá os meios para governar com sabedoria. “Quando se governa com prudência e sabedoria não se necessita chicotes para comprometer a outros, devemos juntar a vontade e a saúde mental do nosso povo para que possamos construir essa Bolívia que todos desejamos”, indicou. Por outro lado, o Cardeal Terrazas advertiu que “a Bolívia não vai ser nunca livre com uma liberdade que vai chover das nuvens”, senão que o será “se cada um de nós trabalhar para que isso se faça realidade”.
Acrescentou que o país também será justo “se cada um de nós começa a compartilhar a riqueza da vida e a riqueza que necessitam para que os nossos irmãos vivam”.
Finalmente, disse que este novo aniversário da independência deve ser motivo para assumir o “um compromisso, com um olhar limpo, autêntico e verdadeiro”.