O Bispo de Santander (Espanha), Dom Vicente Jiménez, assinalou que os dias de descanso do verão devem ser dedicados a cultivar e enriquecer o espírito e não só a descansar ou distrair-se.
O Prelado, cuja diocese se localiza frente às costas do mar Cantábrico pelo que atrai a numerosos turistas, escreveu uma carta pastoral convidando aos católicos a aproveitar os dias de descanso na região “para o cultivo do espírito, a contemplação da natureza e a prática da vida familiar”.
As férias “são necessárias e reconfortantes porque encerram muitos valores; é conveniente interromper as ocupações habituais e inclusive sair do ambiente no que se desenvolve a vida cotidiana”, disse Dom Jiménez.
Destacou entretanto, que neste período, “deveriam-se cuidar mais os momentos de interioridade, de reflexão pessoal, de oração, de silêncio e de escuta”; já que “as múltiplas ocupações e afãs da vida ordinária e do trabalho, com freqüência, não nos deixam espaço para um pouco tão fundamental como é o silêncio interior”. “A gente de hoje quase não tem tempo para pensar e meditar com calma e sem pressas. Vivemos em uma sociedade agitada e sem quietude, que nos faz perder a capacidade de emprestar atenção às necessidades do próximo e, inclusive, a capacidade de nos encontrar a sós com nós mesmos e com Deus”, diz o Bispo na carta; e conclui: “por isso é muito recomendável o retiro ou os exercícios espirituais, a visita a santuários e outras atividades que ajudem ao silêncio exterior e à escuta interior”.