O Conselho Equatoriano de Leigos Católicos pediu ao Presidente da República, Rafael Correa, que retifique o discurso que dirigiu contra a Igreja Católica. Em roda de imprensa, Max Loaiza, presidente do Conselho, assegurou que as críticas de Correa ofendem a sacerdotes e bispos.
“É importante senhor Presidente que retifique sua linguagem, que retifique realmente o que está dizendo porque está alentando a que se façam este tipo de sacrilégios, ofensas e ameaças à nossa hierarquia da Igreja”, indicou.
Depois de precisar que “não sabemos quem são os que estão por trás disto”, Loaiza explicou que “se realmente alguém quer dizer que é uma campanha política, não o posso obrigar a que diga o contrário, mas se o senhor (Correa) lê a doutrina social da Igreja, encontrará que entre os direitos que tem a Igreja para poder falar em momentos como estes, está justamente quando uma constituição ou leis vão contra os valores fundamentais”, argumentou. Em uma aparição ante os meios, o Presidente Correa rechaçou as críticas da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE) em relação à natureza favorável ao aborto, às uniões homossexuais e contrárias à liberdade religiosa do projeto de Carta Magna.
O Presidente augurou além que os bispos "não intervenham em política" instruindo aos fiéis sobre os aspectos controvertidos do documento.