O Arcebispo de Guaiaquil e Presidente da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE), Dom Antonio Arregui Yarza, sustentou nesta terça-feira uma reunião com os presbiteros de sua Arquidiocese para unificar o conteúdo das pregações em torno do controvertido projeto de Constituição que foi criticado pela CEE por seu conteúdo abortista.
Embora o Arcebispo recomendou aos sacerdotes “não exceder-se” e “medir o alcance de suas palavras”, a Arquidiocese preparou um material catequético que claramente expõe os aspectos mais controvertidos do projeto de Constituição sobre o que os equatorianos deverão votar em setembro.
Mediante folhas dominicais, a Arquidiocese tem exposto e seguirá expondo diversos temas relacionados ao documento.
Em 3 de agosto a folha abordou o tema da importância do voto como uma decisão que deve responder à fé e a esperança da pessoa.
A folha de 10 de agosto abordará o ensinamento da Igreja, onde se explicará o sentido do laicismo e o clericalismo, e se recalcará que os Bispos não têm ambição política no Equador, senão que iluminam a consciência dos católicos.
Em 17 de agosto se abordará o tema da vida, ao explicar que o projeto de Constituição que assinala que toda pessoa pode livremente escolher quantos filhos ter e quando, deixa a porta aberta ao aborto; e insiste aos fiéis a não permitir esta injustiça contra os não nascidos.
Em 24 de agosto se discutirá diretamente o tema do aborto, onde lembrará que “não há exceções para atentar contra a vida do inocente”, e explicará que esta firme postura a favor da vida não tem nada de “fundamentalista”.