O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio Maria Rouco, afirmou que a realização da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, é um compromisso “de caráter apostólico que nos corresponde naturalmente a todos”, e especificamente aos jovens.
“Todo um compromisso para a Igreja em Madri e em toda a Espanha! Um compromisso, sobre tudo, de caráter apostólico que nos corresponde naturalmente a todos –pastores e fiéis– mas, muito direta e especificamente, aos jovens!”, afirmou o Cardeal em um artigo publicado na imprensa local.
O também Arcebispo de Madri destacou que a designação da capital espanhola como sede da próxima JMJ é “uma graça singular do Senhor”, que reclama às Igrejas diocesanas “reconhecer e lembrar o grande patrimônio de santidade e de espírito missionário, herdado dos nossos maiores, em bem dos jovens da Espanha e do mundo”.
O Cardeal recordou os frutos incontáveis de conversão, vocações e “compromissos de vida apostólica” que trouxeram as diversas JMJ.
Explicou que a iniciativa do Servo de Deus João Paulo II de convocar às JMJ, nasceu “como uma conseqüência pastoral óbvia da preocupação eminentemente apostólica, sentida e projetada no melhor ‘estilo paulino’, de um Papa que ama profundamente aos jovens”.
Nesse sentido, assinalou que o sucesso das anteriores jornadas, de Roma até Sydney, “constituem a prova inequívoca do acerto pastoral do caminho e da forma escolhida para o encontro da nova juventude do III Milênio com Jesus Cristo”.
Por isso, o Cardeal Rouco afirmou que a realização da JMJ 2011 em Madri constitui “um bem de valor excepcional para todo o nosso povo que saberá acolher, de acordo com sua melhor tradição, aos jovens do mundo, como a Cristo, segundo a máxima beneditina: ‘hospes sint Christus’”.