A Igreja no Chile convida a todas as pessoas a participar da Semana Social 2008 que tem como lema: "Construir Igualdade, Tarefa de todos, tarefa de hoje", e que se realizará de 18 a 24 de agosto, no marco do Mês da Solidariedade.

O evento, que este ano se realizará em 19 dioceses, procura promover um "diálogo amplo em torno da sociedade que queremos construir, para abordar as ‘escandalosas desigualdades’ que caracterizam o nosso país e avançar para um Chile de 2010 mais justo e solidário" e assim ser "uma contribuição da Igreja à comemoração do Bicentenário da Independência Nacional", indicam os organizadores.

Do mesmo modo, assinalam que o Mês da Solidariedade (agosto) é uma "contribuição para um Chile mais justo e solidário", tendo como modelo "o testemunho do Pai Furtado, Santo da Justiça e a Esperança para os pobres, e seu chamado a nos comprometer com a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária, animada pelo respeito à dignidade das pessoas".

As Semanas Sociais são espaços de "reflexão da Doutrina Social da Igreja, orientados à análise e busca de propostas ante os grandes temas que desafiam a nossa sociedade, a fim de avançar para um desenvolvimento humano integral", afirmaram.

Por isso, o Episcopado chileno acordou "estimular as Semanas Sociais diocesanas, de maneira que se realizassem com temas e datas comuns" para favorecer seu impacto, promovendo sua realização desde 2005 e somando-se a cada ano mais dioceses.

Maior informação: http://www.iglesia.cl