O Presidente da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE) e Arcebispo de Guaiaquil, Dom Antonio Arregui Yarza, denunciou nesta segunda-feira que recebeu ameaças anônimas contra sua vida logo depois de reiterar as críticas dos bispos católicos ao projeto de nova Constituição promovido pelo governo e que será submetido a referendum em 28 de setembro.

“Acredito que as ameaças formam parte de uma desventurada forma de fazer política no país, ameaças de diversos tipos. Não posso negar que sempre fazem a gente estremecer”, disse o Arcebispo à imprensa.

O Prelado preferiu não revelar a origem ou as circunstâncias da ameaças, embora confirmou que foram reiteradas.

"A gente não está acostumado quando tem uma visão pacífica do mundo, porém é doloroso constatar a agressividade de algumas pessoas que de forma anônima se dedicam a amedrontar”, adicionou Dom Arregui.

A CEE se pronunciou recentemente contra o projeto de Constituição aprovado pela maioria do governo da Assembléia Constituinte, aduzindo que esta está desenhada para facilitar a legalização do aborto, as uniões homossexuais e recortar o direito à liberdade religiosa, especialmente no terreno educativo.

A postura do Episcopado suscitou amargas críticas do Presidente Rafael Correa, assim como de outros setores da esquerda equatoriana.