Mais de 300 pessoas participaram de uma marcha pela vida na histórica cidade de Salzburgo (Áustria), para comemorar o 40º aniversário da encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI.

Os manifestantes, pessoas de toda idade incluindo jovens e crianças, reuniram-se ante a estátua da Imaculada na praça da Catedral em Salzburgo, convocados por organizadores como Human Life International, Europrolife, Youth for Life, e The Prayer Initiative Salzburg, e encabeçados por Dom Andreas Laun, Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

A marcha pacífica e de oração atraiu a atenção dos pedestres e dos meios de comunicação porque percorreu o rio Salzach, onde se jogaram rosas para lembrar às crianças assassinadas no ventre materno.

Além disso, os participantes levaram vistosas cruzes brancas, simbolizando às crianças não nascidas que não chegaram a ver a luz e que nunca receberam um funeral; enquanto soavam 100 badaladas da Catedral.

A marcha, incomum na Áustria, marca o ressurgimento do movimento pró-vida na Europa; onde até recentemente o debate em torno do aborto se considerava "fechado".

Marchas similares às de Salzburgo tiveram lugar este mês em Berlim e Munique (Alemanha), Londres (Inglaterra) e Praga (República Tcheca).