Os católicos cubanos de um remoto povoado na província de Santa Clara estão convencidos de que Deus escutou suas preces. Depois de décadas de presenciar a progressiva deterioração de sua igreja local –que perdeu o teto em um ciclone de 1985-, poderão recuperar o histórico templo de San Juan Bautista graças a uma generosa doação de Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A organização católica alemã doou 61 mil euros ao povoado de Calabazar de Sagua, província de Santa Clara, para reparar o templo colonial, cuja construção original data do século 18.

O governo cubano não permite que se realizem trabalhos de restauração sem autorização prévia. Logo depois de um longo esforço de apelação e trâmites, o Bispo de Santa Clara, Dom. Arturo González, conseguiu a permissão mas não tinha os recursos. Por este motivo, a doação de AIS chegou no momento preciso.

Segundo Xavier Legorreta, chefe de projetos da AIS para Cuba, assinalou que tanto Dom. GONZALEZ como o pároco de Calabazar de Sagua, receberam a doação com sobressalto.

Legorreta, que estima que o trabalho de restauração durará dois anos, declarou estar seguro de que “as pessoas estarão realmente motivadas e encantadas podendo celebrar sua fé adequadamente. O Padre Francisco (pároco) e as duas religiosas da Congregação da Companhia de Maria que o assistem – logo terão esperanças concretas para o futuro”.