Um grupo de 12 jovens valencianos iniciaram “A Rota do Císter”, uma peregrinação pelos monastérios da ordem cisterciense nas províncias de Lleida e Tarragona, organizada pelo Movimento de Jovens da Ação Católica de Valência (MJAC).
Conforme informa a agência AVAN, os peregrinos, entre 27 a 35 anos, partiram hoje da localidade de Vallbona (Lleida), em uma viagem de três dias que os levará do monastério de Santa Maria de Vallbona aos monastérios das localidades catalãs de Poblet e Santes Creus (Tarragona).
Esta iniciativa do MJAC oferece aos jovens “a oportunidade de conhecer a forma de vida dos monastérios, e inclusive compartilhar orações com as próprias comunidades”, além de “desfrutar da natureza e o patrimônio histórico da rota que foi meio de comunicação entre os monges durante a Idade Média”, disseram os organizadores.
O MJAC nasceu no ano 1996 como “resposta da Igreja ante a situação sempre mudante dos jovens” e acolhe a jovens a partir de 14 anos procedentes de diferentes paróquias, afirmam membros da associação.