Dom Luigi Padovese, Vigário Apostólico de Anatolia e Presidente da Conferência Episcopal Turca (CET), indicou que faz algum tempo os bispos da Turquia, junto ao Episcopado alemão e à Santa Sé, iniciaram o caminho para procurar que neste Ano Paulino, a Igreja de Tarso, convertida agora em museu, –cidade natal de São Paulo– retorne ao culto dos cristãos.
“Solicitou-se repetidamente por parte da Conferência Episcopal que a Igreja de Tarso, que se converteu agora em um museu, seja concedida a todos os peregrinos (cristãos) que chegam a esta localidade", diz o Bispo.
"Têm nos feito distintas promessas mas até agora só nos foi concedido colocar uma cruz dentro do prédio-museu e não cobrar o ingresso aos grupos que previamente avisam de sua chegada. Parece-me francamente um pouco desrespeitosa esta atitude dado o expresso por distintas autoridades locais e nacionais", explica o Prelado à agência italiana SIR.
Se referindo logo a uma sentença da Alta Corte de Ankara, Dom Padovese acrescenta que "é um avanço democrático para o Islã na Turquia e portanto a possibilidade de expressar a própria fé publicamente, inclusive mediante o véu. Acredito que pela mesma razão se deve aplicar os mesmos direitos às minorias religiosas. Que se reconheça então que estamos aqui e que são milhares de turistas os que vêm na Turquia e têm o desejo legítimo de rezar em uma igreja e não em um museu".