Em uma carta pastoral, o Bispo de Tarazona (Espanha), Dom Demetrio Fernández destacou os frutos pastorais da recente Jornada Mundial da Juventude celebrada em Sydney (Austrália) e exortou aos jovens católicos a começar com a preparação da JMJ 2011 que se realizará em Madrid.
A JMJ de Sydney, assinalou o Prelado, “é um sinal eloqüente de que a Igreja está viva, de que a Igreja é jovem e de que a Igreja é portadora de luz e de esperança para o mundo de hoje”.
“As propostas do Papa que tanta esperança infundem no coração dos jovens som as de sempre”, adicionou Dom Fernández, ao assinalar que “alguns atribuíam o êxito destas Jornadas ao carisma pessoal de João Paulo II, que sem dúvida o tinha em abundância”; mas “aí está o mesmo sucesso com o Papa Bento XVI”.
“Um e outro oferecem aos jovens o que a Igreja pode lhes oferecer: a Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e sempre. E, apesar de tantas ofertas que prescindem de Deus, os jovens se sentem atraidos pela verdade do Evangelho que nos faz verdadeiramente livres”.
O Bispo de Tarazona assinalou que por isso “não temos que dar por perdidos aos jovens, que no fundo procuram a verdade e a felicidade. Eles são capazes de entusiasmar-se quando apresenta a , caminho, verdade e vida para o homem de hoje”.
“Há outra juventude, que não é a do baseado, as bebedeiras e o sexo livre. Por este caminho, o vazio é tremendo e os suicídios se multiplicam de maneira alarmante. Há outra juventude, que assite a estes encontros e que trabalha no dia-a-dia tentando viver segundo o Evangelho. Esta juventude nova é a que renovará o mundo, renovará a sociedade e renovará a Igreja”, acrescentou.
“A próxima Jornada Mundial da Juventude se celebrará em Madri de 2011, daqui a três anos. É momento de começar a prepará-la", escreveu o Prelado. “Vale a pena gastar tempo neste campo de trabalho: os jovens. São o futuro da sociedade e da Igreja, e se sentem realmente atraiidos quando se lhes apresenta o Evangelho de verdade. Convido a todos a trabalhar neste campo. Os frutos se verão a longo prazo”, concluiu.