O recente Fiuggi Family Festival realizado na Itália com os principais produtores de programas de televisão e cinema para crianças, entre os que estavam a RAI, o grupo Time Warner, Nickelodeon; Iginio Straffi –criador do fenômeno Winx– entre outros; serviu para refletir junto aos pais de família sobre o conteúdo e a qualidade destes produtos.
Em um artigo escrito por Gaetano Vallini em L'Osservatore Romano, o jornalista explica que a idéia deste evento foi a de "juntar pela primeira vez às famílias com aqueles que fazem televisão para crianças". Um resultado interessante que serve, explica Vallini, "como sala de espera ao que se vem para dezembro no Fiuggi" e com o que se pôde criar uma mesa redonda permanente de discussão entre as 70 organizações do foro e os produtores; e um festival de cinema que termina este domingo.
Alguns dos temas tocados neste encontro foram "a atenção à psicologia das criánças, os valores de referência que se propõem, suas exigências e gostos, o rol educativo e formativo dos programas para crianças".
O evento foi inaugurado na segunda-feira à tarde com a presença de Sandro Bondi, Ministro para os Bens e Atividades Culturais da Itália. Na jornada da quarta-feira, Lucetta Scaraffia, professora de história contemporânea da Universidade La Sapienza de Roma tratou o tema "Gênero: uma nova ideologia que nega as diferenças sexuais"; mas antes do tema indicou que este Festival "é necessário" dada a quantidade de filmes anti-família e como a ideologia de gênero "representa uma ameaça à instituição familiar, uma ideologia que passa através do cinema também, que é um potente meio de comunicação"
Por isso, disse, "é necessário que daqui (o Festival Fiuggi) partam mensagens potentes que relancem o valor da família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher".
Do mesmo modo, a nota de LOR explica que um recente pesquisa na Web da Famiglia Cristã escolheu o filme "A Vida é Bela" do Roberto Benigni como o melhor filme pró-família da história.
De outro lado, surgiu além disso a iniciativa de criar "Family Tube", de modo similar ao já famoso Youtube, ao finalizar o verão europeu.