O Bispo Prelado de Ayaviri, Dom Kay Schmalhausen, lembrou aos católicos do sul andino do Peru que “É o objeto de nosso anúncio” e explicou que este não pode “ignorar as grandes carências humanas e sociais que nos rodeiam”.
“Falar d'Ele aos homens é tarefa de todos e cada um de nós. E é bom que fique claro: não se trata de um anúncio escapista; não se trata de ignorar as grandes carências humanas e sociais que nos rodeiam”, indicou o Bispo ao presidir a Missa central pelos 50 anos da criação de sua Prelatura.
Na Missa participaram mais de 3000 pessoas que lotaram a praça de Armas de Ayaviri. A cerimônia foi concelebrada por onze bispos de todo o país e 40 sacerdotes.
Dom Schmalhausen assinalou que “a Igreja sente vivamente a responsabilidade de colaborar ativamente em uma solução eficaz por resolver os escândalos da pobreza e a marginalização. Este segue sendo nosso compromisso hoje como ontem”.
Entretanto, esclareceu que “somente a força de Jesus e de seu Evangelho são capazes de transformar de forma definitiva a raiz dos males que nos afligem. Só Ele, é capaz de transformar o coração humano, do que tantas vezes arrancam os egoísmos que se encontram na origem das diversas escravidões, e no qual entretanto se encontra também a liberdade para responder ao amor, único princípio perdurável de uma ordem nova, um mundo novo, feito de homens novos”.
“Em resumo, queridos irmãos, esta é nossa tarefa: ser discípulos e missionários de Jesus Cristo . Uma tarefa a que somos convocados todos pelo mesmo Senhor. Uma tarefa que exige audácia, vencer nossos medos, dar um passo para frente, e sobre tudo, viver e testemunhar nossa fé sem arranjos com o mundo, nem com suas ofertas de moda”, adicionou.