Com o desejo de "difundir o magistério do Papa e sua mensagem", alimentar "a comunhão e viver a dimensão universal da Igreja", 30 jovens do Peru guiados pelo sacerdote salesiano Jesus Jurado estão trabalhando para relançar neste país o jornal oficioso do Vaticano L'Osservatore Romano (LOR).
Embora a Livraria Editorial Salesiana imprime este jornal desde 1997; este processo teve um tempo de afastamento pela crise econômica; e que agora procura relançar-se para que maior número de pessoas tenham acesso à edição semanal em espanhol. L'Osservatore Romano é também impresso na América nos Estados Unidos, México, Argentina e Brasil.
"Perante à particular situação social, econômica e cultural do país, lançamo-nos neste projeto. reunimos a numerosos jovens para quem tenho organizado cursos de formação sobre o ministério do Papa, sobre o Vaticano e sobre a missão do jornal. Estes jovens além disso são logo convidados a difundir LOR em meio da gente", explica o Pe. Jurado.
Depois de explicar que os destinatários desta campanha serão primeiro os leigos adultos e jovens profissionais, operadores pastorais e sacerdotes, o Pe. Jurado explica que "somente em 1 de junho conseguimos vender 335 assinaturas em todo o Peru. E semanalmente superamos as duas mil e 300 cópias vendidas".
A edição em italiano de L'Osservatore Romano explica também que "do início da experiência peruana, o apoio da Nunciatura Apostólica foi decisivo. Também nesta ocasião, o Núncio Apostólico no Peru, o Arcebispo Rino Passigato, deu seu apoio à iniciativa".