Com o auspício da Conferência Episcopal do Chile, o Arcebispado de Santiago e Caritas, entre outros, iniciou-se neste país o Mês da Solidariedade, no Santuário de São Alberto Hurtado.
Com frases como “Escutar faz bem”; “Escuta aos outros como queres que te escutem”; “Não escutes com os ouvidos, escuta com o coração”, iniciou-se este mês. Ao respeito o Vigário da Pastoral Social e dos Trabalhadores, Pe. Rodrigo Tupper, disse que agosto é o mês da solidariedade e o mês de São Alberto Hurtado, por isso fez um chamado “a todos os candidatos a prefeitos e a vereadores para que mais do que falar, escutemos à cidadania”.
De outro lado, o capelão do Lar de Cristo, Pe. Agustín Moreira; indicou que “escutar serve para ficar no lugar de outro, para sentir ao outro e para amar ao outro”. Também pôs à Virgem Maria como exemplo da mulher que sabe escutar, pois, no Novo Testamento são escassos os textos onde aparece falando, mas “podemos reconhecer nela a uma pessoa que soube escutar em profundidade e ninguém poderia dizer que Maria não é capaz de amar”.
O sacerdote também explicou que um dos grandes males do século XXI é não saber escutar, “não sabemos nos colocar no lugar do outro, não sabemos dialogar nem nos comunicar, o qual gera uma enorme solidão. Escutar é outra forma de amar e assim se cria uma sociedade mais fraterna”.
O Pe. Tupper informou além que se criou um grupo em facebook para fazer mais "maciça e participativa esta campanha que convida a escutar".