A região italiana do Alto Adige, onde o Papa Bento XVI transcorre suas férias e onde reside uma pouco conhecida mas ativa comunidade católica de fala alemã, está vivendo momentos de despertar na fé como resultado da presença do Pontífice na região.
Dom Wilhelm Egger, Bispo de Bolzano-Bressanone, assinalou à imprensa que o entusiasmo dos fiéis locais, tanto de fala alemã como italiana, expressou-se na –inesperada– maciça boas-vindas que o Santo Padre recebeu na segunda-feira na sua chegada a Bressanone.
Além disso, conforme indicou o Prelado, dezenas de milhares de fiéis da região estão solicitando acesso à oração do Ângelus dos próximos domingos –3 e 10 de agosto–, um dos poucos atos públicos que o Papa presidirá durante sua permanência de descanso de verão no Seminário Maior do Bressanone.
Para atender aos pedidos, a diocese organizou a colocação de duas telas gigantes em um grande estacionamento da cidade, para todos aqueles fiéis que desejarem rezar com o Santo Padre e que não possam ingressar na praça da Catedral de Bressanone.
Na entrada principal da Catedral se colocou o escudo pontifício do Papa Bento XVI como comemoração "às numerosas vezes que o professor e Cardeal Joseph Ratzinger rezou nesta mesma Catedral, celebrou a Eucaristia e anunciou a Palavra de Deus"; enquanto que o Conselho municipal de Bressanone lhe conferiu a cidadania honorária; que lhe será entregue em uma cerimônia semi-privada que terá lugar em 9 de agosto no Seminário.
Na justificação da comemoração, o conselho destaca "os vínculos do Santo Padre com este município e com todos seus cidadãos", assim como "seu compromisso por promover o diálogo entre as religiões".