A Santa Sé, por meio de um Decreto da Congregação para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, deu por concluído o mandato de todos os membros do Conselho Geral de União Lumen Dei, informou a Secretaria Geral desta União apostólica que incorpora em diversos ramos a leigos e sacerdotes, e cuja sede principal se encontra na Espanha.
Em 15 de maio passado a Congregação nomeou como Delegado Pontifício para a União Lumen Dei, com atribuições de Presidente Geral, a Dom Fernando Sebastián Aguilar, Arcebispo Emérito de Pamplona.
Com esta nomeação ficava relevado de seu cargo o Pe. Daniel Zavala, L.D., quem era até então Presidente Geral Provisório.
Recentemente a Congregação lembrou novamente ao Pe. Zavala o fim de seu mandato e portanto a obrigação de abster-se de tomar medidas em qualidade de Presidente da União Lumen Dei.
Do mesmo modo, o Delegado Pontifício, por encargo da Santa Sé, comunicou aos membros do Conselho o fim de seu mandato e além disso, no exercício de suas faculdades de Presidente Geral, relevou de seus cargos ao Secretário Geral, à Irmã Administradora Geral e a todos os Superiores intermédios. De tudo isso foram devidamente informados todos os membros de União Sacerdotal Lumen Dei e União Lumen Dei.
A União Lumen Dei é uma Associação  de fiéis fundada pelo  Pe. Rodrigo Molina e aprovada em 71 dioceses do mundo. Está constituída por três ramos: sacerdotal, feminina e matrimonial.