A Federação Espanhola de Famílias Numerosas (FEFN) pediu nesta terça-feira ao ministro de Trabalho e Assuntos Sociais, Jesus Caldera, ampliar o "pagamento" de 100 euros a todas as mães com filhos menores de 3 anos, com o fim de “acabar com a discriminação das donas de casa”.

A federação entregou ao ministro 10 propostas para melhorar o amparo às famílias numerosas, "entre as que se encontram várias promessas realizadas pelo presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, em campanha eleitoral".

Entre as propostas da FEFN se contempla o  aumento do investimento público em família para equipá-la à média européia, a assinatura de um Pacto de Estado pela família, o desenvolvimento regulamentar da lei de Famílias Numerosas e uma melhora do tratamento fiscal das famílias com filhos.

Igualmente, o grupo solicita a aplicação do critério de renda per cápita em todas as prestações sujeitas a limites de renda para que estes se ajustem "à realidade econômica dos lareiras espanhóis". Do mesmo modo, pede que se reconheça às famílias numerosas 'de fato', e a criação do Observatório Nacional da Família.