O secretariado espanhol da organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) iniciou uma campanha solidária para a Igreja em Cuba que promoverá uma série de projetos para os católicos da ilha.
Conforme informa L'Osservatore Romano, "cinco são os tipos de projeto que se tentam financiar: a reconstrução e a restauração do Igrejas ou estruturas eclesiásticas", a "adequação de meios de comunicação para aproximar dos fiéis ao Magistério da Igreja, a formação dos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos. Neste âmbito se fará a impressão de 700 mil calendários catequéticos para 2009. O quarto tipo é o sustento do clero; e o quinto as intenções dos celebrantes nas Missas".
A colaboração do AIN com Cuba se inicia em 1963 e com esta campanha além se "busca sensibilizar aos benfeitores da Espanha também para rezar pelos católicos cubanos em dificuldade e convidá-los a dar uma ajuda concreta em razão das relações seculares com a ilha caribenha".
Em 2007, AIN financiou 5 mil e 96 projetos e recebeu para os mesmos doações por 80 milhões de euros recebidos de doadores de 18 países. As doações mais elevadas chegaram para esta organização da França.