Em 2000, quando o lembrado Servo de Deus João Paulo II peregrinou a Terra Santa, deu-se um tempo para benzer um olivo no Monte das Bem-aventuranças. Recentemente um trabalhador do Fundo Nacional Judeu (JNF) informou que esta é a única árvore do bosque de oliveiras que cuida que está dando frutos este ano.
Segundo Uri Shani, Diretor de Águas do Israel, o país está confrontando "a pior crise em 80 anos. As principais fontes de água do Israel, incluindo o Mar da Galiléia e a montanha aqüífera, estão debaixo das 'linhas vermelhas', quer dizer que não podem ser fontes de água".
Por esta razão, o trabalhador do JNF, Yossi Karni, comentou à imprensa local que este fato da oliveira abençoada por João Paulo II, e as azeitonas que está produzindo "é um milagre".
Seguidamente explicou que tudas as árvores na zona são tratados de maneira similar e que os que não foram bentos não deram frutos este ano. "Recebem igual cuidado, igual quantiddade de água", explicou e acrescentou que alguns das outras árvores inclusive começaram a murchar.
Ao responder sobre o que vai fazer com os frutos, Karni assegurou ao canal 10 de Israel que vai comercializar seu "azeite santo".