A poucos dias das eleições nacionais no Uruguai, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), publicou uma mensagem na qual pede aos católicos votar nas eleições “sem divórcios entre o público e o privado” e com um “forte sentido solidário”.

Na mensagem intitulada “Fazer entre todos um  país governável”, os bispos lembram que alcançar as metas nacionais exige “profundas raízes éticas: sem divórcios entre o  público e o privado, com forte sentido solidário -capaz de superar crescentes fratura-, e que promova a participação”.

“Nós,  católicos, frente às próximas eleições, temos a responsabilidade de confrontar o voto com as páginas vivas e inspiradoras do Evangelho de Jesus Cristo; porque nenhum compromisso na vida do cristão pode ficar à margem do fermento evangélico, capaz de dar sabor, inclusive, às insipidezes e contratempos da vida”, indicam.

Do mesmo modo, afirma que “bem comum” são “as condições necessárias para que a sociedade se desenvolva e cada um dentro dela. Este ‘bem comum’ não consiste em um equilíbrio aritmético, nem em um longínquo bem-estar uma vez que o copo cheio goteje”.

Os bispos precisam que “a pessoa não é um simples consumidor manipulado pelo mercado, nem um código de barras  nos registros estatais, mas sim um indivíduo com marcas dignidade gravadas em sua consciência, inteligente e com uma liberdade capaz de atuar com responsabilidade e solidariedade”.

Os pastores pedem aos uruguaios rezar pelo país neste domingo 31, “com a fé confiada que Deus nosso Pai comum, segue abençoando  esta terra,  todos seus filhos  e seus governantes”.