O perito da Rede Ibero-americana de Estudo das Seitas (RIES), Pe. Manuel Guerra Gómez, afirmou que pela quantidade de mentiras e de ódio que existe atualmente, “nossa época, não menos do que outras e talvez mais que outras, merece apelidar-se demoníaca”, e advertiu que a debilitação do cristianismo no ocidente faz que as pessoas ingressem nas seitas, inclusive as satânicas.
“Quanta mentira! Quanto ódio, rancor, inveja!”, expressou o Pe. Guerra Gómez em uma entrevista em que explicou a natureza do culto a Satanás, e em que afirmou que “os homens e mulheres estamos poluídos do demoníaco na medida em que estejamos impregnados de mentira e de ódio”.
O perito esclareceu que o satanismo não é um bloco monolítico. “Por isso é preferível usar ‘demonismo’ como a designação genérica do vinculado com o Demônio, os demônios e o demoníaco. É como um tronco com três ramos: o satanismo, o luciferismo e a bruxaria”, explicou.
Doutor em Teologia patrística e em Filologia clássica, o sacerdote indicou que entre os rasgos comuns das seitas demoníacas está sua “fuga de Deus e da cruz”. lembrou que “o demônio sente pânico ante a cruz”, porque ela, da morte redentora de Cristo, “converteu-se em sinal do Amor que é Deus”.
“O fato de que os satânicos e luciferinos não suportem a cruz erguida, triunfante, soa a eco do ódio do Demônio à Cruz. Em suas cerimônias põem o crucifixo invertido, cabeça abaixo”, assinalou. Outros rasgos são “o irracionalismo religioso ou a necessidade de sentir algo em suas manifestações mais degradadas”, como a “busca desenfreada do prazer sexual”; assim como o compromisso que assumem seus membros de venerar ao Demônio e de participar “de seu malignidade”.
Do mesmo modo, explicou, entre as características que as diferenciam, está o fato de que as seitas satânicas “costumam ser dualistas”, acreditam que Satanás “é o Princípio do Bem, da liberdade, do prazer”, e que Deus é o “Princípio do Mal, da escravidão, da ascesis”. Seu rito principal, indicou, é a “missa negra”.
Por sua parte, “as seitas bruxeris agrupam a mulheres que, individualmente ou em vida de comunidade" têm "relações peculiares com o Demônio”.
Maçonaria e luciferismo
Durante a entrevista, o perito também explicou as características que diferenciam às seitas luciferinas das demais. Estas, afirmou, “em sua quase totalidade (Ordem Illuminati, a Oto, a Golden Dawn/Alba Dourada, BOTA, etc.) apóiam-se em algum dos Ritos da maçonaria”. “Na prática e quase sempre também em teoria e no plano das crenças consideram lúcifer como Deus único”, advertiu. A maçonaria “guarda relação não com o satanismo, mas sim com o luciferismo”.
“Já no 3º grau, que é comum a quase todos os Ritos maçônicos, a figura de Hiram Abif representa a tradição luciferina, a do Anjo da Luz ou Lúcifer. Na iniciação do grau 29 do Rito Escocês Antigo e Aceito, provavelmente o mais praticado pelas distintas Obediências ou Potências maçônicas na Espanha, ‘o Baphomet (representação supostamente templária de Lúcifer), deus andrógino, é passeado em forma circular’ pela loja maçônica”, explicou.
O presbítero assinalou que um texto que relata o itinerário maçônico é “Seitas e Ordens. Maçons, Illuminati, Rosacruces, Skull and Bones”, escrito pelo judeu Gabriel López de Rojas, maçom grau 33 e fundador da Ordem Illuminati, quem abandonou a maçonaria e sua Ordem em novembro de 2006, e afirmou que “as ordens sectárias e a maçonaria” são “idolatria que se separa de Deus”. “Pela primeira vez alguém que esteve dentro nos conta toda a verdade”, indicou o membro da RIES.
O perito advertiu que “não só as seitas luciferinas, também as da Wicca ou bruxaria moderna foram fundadas por maçons”.
O Pe. Guerra Gómez advertiu que “ao debilitar a fé cristã, majoritária no mundo ocidental, proliferaram como por necessidade um grande número de seitas, também as demoníacas”.
Entretanto, afirmou que é também “a fascinação do oculto e do novidadeiro, o afã de evasão do ordinário e rotineiro, o incremento dos desequilíbrios psíquicos, a solidão, alguma prova dura”, o que impulsiona a muitas pessoas a ingressar nestas seitas.
Finalmente, o membro do RIES recomendou aos pais a ficar atentos às atividades de seus filhos. Relatou o caso de uma garota espanhola de doze anos que através de Internet contatou com uma seita satânica. Indicou que como resultado isso, a menor começou a baixar em seus estudos e a distanciar-se de seus amigos e seres queridos. Entretanto, “a solicitude de uns pais responsáveis chegou a tempo”.
“O sentido religioso é inato ao ser humano”, “quem não adora a Deus, esculpirá-se um ídolo a sua medida”, advertiu.