Milhares de crianças e jovens participarão das distintas atividades organizadas pelos Centros Salesiano em Madri em vistas às férias do verão e “conscientes da importância do tempo livre na educação e a evangelização”.
Os “colégios, paróquias, centros juvenis e centros de ação social dirigidos pelos Salesianos não fecham por férias, porém completam sua oferta educativo-pastoral com distintas atividades” que têm uma grande importância no sistema educativo salesiano para criar um clima de familiaridade, indicaram os membros da congregação.
As atividades estão dirigidas a crianças, adolescentes e jovens que formam parte dos grupos de fé, formativos ou são alunos de colégios salesianos; e procuram ser tanto uma “proposta de valores, como tempo para fazer oração e refletir sobre a própria vida, e para abrir espaços nos que os jovens podem compartilhar experiências e vivências”, asseguraram.
Entre as atividades planejadas estão os acampamentos na montanha ou a praia, e “as colônias em albergues e centros preparados para acolher a estes jovens”; onde há espaços de jogo e de partilha, assim como momentos de reflexão e oração. Os salesianos estimam que este ano vão mais de 2300 jovens acompanhados por ao redor de 130 animadores e 40 salesianos.
Além disso estão os programas de voluntariado, onde se pode colaborar com as distintas ONG’s salesianas, em países como Costa de Marfim, Etiópia, Marrocos e alguns da América Latina; e os Acampamentos Urbanos, que se vêm realizando faz alguns anos e consistem em “manter abertos, durante um mês, ou quinze dias, os centros organizando atividades lúdicas, oficinas de artesanatos, visitas culturais, etc.”, assinalam.
Também há atividades destinadas à oração e formação na fé, como cursos de catecumenado para jovens e Exercícios Espirituais para animadores juvenis. Além disso vários grupos realizarão o Caminho do Santiago e outros uma peregrinação a Taizé.
Para mais informação ingressar em: www.salesianos-Madri.com