O presidente do Foro Espanhol da Família (FEF), Benigno Blanco, afirmou que existe entre as famílias espanholas a consciência de que é necessário proteger esta instituição fundamental; entretanto, assinalou que o enguiço está nas legislações, inspiradas por uma ideologia anti-família.
“A família e seus defensores não só não são minoritários em nossa sociedade, senão que somos a maioria apesar das aparências. Possivelmente a ‘opinião publicada’ seja muito pró ideologia de gênero, mas a ‘opinião pública’ é muito pró família”, assinalou durante as 25º Jornadas Universitárias dos Pirineus, organizadas pela Universidade de Navarra com os temas “O panorama atual da família: leis e realidade”, e “A ideologia de gênero e o laicismo  do século XXI”.
Entretanto, assinalou que as leis aprovadas nos últimos anos afetou de maneira muito negativa à família espanhola, “pois destruiu as bases conceituais do matrimônio até fazê-lo irreconhecível, tornou banal o compromisso matrimonial até limites ridículos”, limitou a liberdade de educar aos filhos, desprotegiu ao nascituro, e implantou a ideologia de gênero, que é “radicalmente contrária à família”.
Nesse sentido, voltou a denunciar que o país se encontra à cauda da Europa no que se refere ao amparo da família. O retrocesso demográfico e a crise econômica, indicou, fizeram que a Europa aposte pela família “com uma força desconhecida na Espanha”.
Por isso, com o objetivo de mudar esta tendência, Blanco chamou as famílias a seguir demonstrando no âmbito público a importância desta célula básica. Devemos “nos fazer presentes na vida pública nos exibindo em família para dar testemunho de que a família é um projeto de felicidade”, afirmou.
Por outro lado, o presidente do FEF também criticou a imposição da disciplina de Educação para a Cidadania, por ser “uma tentativa totalitária de acabar com o pluralismo ideológico e religioso e as objeções são uma luta valente pela liberdade”.
Blanco denunciou que a criação do Ministério de Igualdade é “uma evidente tentativa de impor a ideologia de gênero em todas as políticas públicas”. Após assinalar que isto é um perigo para a liberdade, explicou que a ideologia de gênero e o laicismo são as duas caras da mesma moeda.
Finalmente, o perito alentou à realização de eventos que reafirmam a importância da família, pois são amostra da maturidade das famílias espanholas que saem à rua para defender seu estilo de vida e reivindicar o respeito e apoio que merecem pelo muito que contribuem à sociedade, frente aos prejuízos e tópicos da ideologia de gênero”.