A Irmandade Operária de Ação Católica (HOAC) da Espanha, ao concluir suas recentes jornadas de reflexão em Salamanca, deram a conhecer um comunicado no que chamam a criar uma nova cultura política que combata o processo de decomposição humana e social do consumismo.
Os mais de duzentos militantes e simpatizantes da HOAC se reuniram para aprofundar "da fé cristã, na ação política que hoje é necessário viver no seio do mundo operário e do trabalho".
No comunicado, assinalam que "vivemos uma mudança de sociedade com profundas convulsões", onde "o sistema de produção e consumo que domina a sociedade e as mudanças sociais segue empobrecendo a amplos setores do mundo operário, agravado pela crise que estamos padecendo".
Segundo a HOAC, esta forma "de sentir, pensar e atuar" está "quebrando a sociabilidade humana, provocando um radical empobrecimento das pessoas e das relações que se dão entre elas".
Esta situação, assinala o comunicado, exige "uma nova cultura política que faça frente a este processo de empobrecimento e desumanização do mundo do trabalho e do conjunto da sociedade.
A respeito, os membros da HOAC assinalam que "a Doutrina Social da Igreja nos reclama que desenvolvamos a ação política como uma realidade constitutiva de nossa humanidade e como caminho de humanização e felicidade. Uma dimensão essencial da vida das pessoas que não se pode nem se deve mutilar".
Esta visão cristã implica uma visão das pessoas "não como seres competitivos porém criados para a cooperação do amor e a liberdade; não como seres que procuram o próprio interesse  senão antepor a busca do bem dos outros"; assim como uma visão da política "como caminho privilegiado para viver o amor concreto aos outros procurando construir justiça nas relações sociais, para que seja possível a dignidade de todos".
"É fundamental incorporar à ação política o pôr às pessoas e aos pobres no centro da mesma", adiciona.
Os membros da HOAC, finalmente, comprometem-se a "impulsionar no mundo operário e ao interior da Igreja um diálogo que ajude a desenvolver uma ação política que responda ao Plano que Deus tem sobre a realidade e ao projeto de humanização que nos oferece".
"Pedimos a Nosso Senhor, o Cristo Operário, que nos dê a força e a espiritualidade necessária para encarnar essa cultura política imersos no coração sofredor do mundo operário", conclui o comunicado.