O Inspetor (Provincial) salesiano na Argentina, Pe. Joaquín López SDB, convidou aos católicos a realizar uma leitura atenta e reflexiva das cartas de São Paulo no marco do Ano Jubilar Paulino que o Papa Bento XVI inaugurou em 28 de junho e que se enclausurará em 29 de junho de 2009.
Em uma mensagem publicada no órgão da congregação de San João Bosco, o Pe. López assinala que “se for certo o adágio latino: ‘vitae discimus’ (‘aprendemos da vida’), podemos afirmar que é a vida de São Paulo a lição que devemos estudar ao longo este ano, dedicado a sua pessoa. Sua vida é o que nos interessa”.
O religioso destacou que “a vida deste trotamundos do Evangelho, é muito interessante: cheia de perigos e de contrastes, de frutos e de fracassos, de glória e de sofrimento”. “Uma vida unificada por uma paixão:  (‘para mim a vida é Cristo’ e o anúncio de seu Evangelho (‘ai de mim se não pregasse o Evangelho’). Uma vida em tensão para uma meta: ‘alcançar Jesus Cristo’, de quem nada nem ninguém o poderá separar. Uma vida entregue a uma causa: primeiro foi a perseguição dos ‘seguidores do Caminho’ e, uma vez convertido, a pregação da Boa Notícia aos pagãos, até ‘ser derramado em libação’, como ele mesmo diz a seu discípulo Timóteo”, escreve o Inspetor.
“Esta vida tão cativante a encontramos narrada no Livro dos Atos dos Apóstolos, Livro que estamos convidados a ler e estudar durante este ano, junto às Cartas, para extrair as lições que nos iluminem e ajudem a viver, também nós, envoltos na mesma mística e paixão que moveu a São Paulo: o amor a Jesus Cristo”,conclui.