Durante a tradicional oração do Ângelus em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI lembrou agradecido a experiência da recente Jornada Mundial da Juventude celebrada em Sydney, que descreveu como  uma grande peregrinação de fé para construir a civilização do amor.

O Santo Padre descreveu o evento como “uma extraordinária experiência” que lhe permitiu “ver o rosto jovem da Igreja. Era como um mosaico multicolorido, formado por rapazes e garotas provenientes de todos os cantos da terra, todos reunidos pela única fé em Jesus Cristo ”

O Papa lembrou logo a expressão com que a gente na Austrália denominava aos participantes da JMJ: “jovens peregrinos do mundo”, recolhendo a essência destas Jornadas internacionais iniciadas pelo Servo de Deus João Paulo II. “Estes encontros de fato formam a etapa de uma peregrinação através do planeta, para manifestar como a fé em Cristo faz a todos filhos de um único Pai que está nos céus, e construtores da civilização do amor”.

“A característica própria do encontro de Sydney foi a tomada de consciência da centralidade do Espírito Santo, protagonista da vida da Igreja e do cristianismo”; disse o  Pontífice, ao recordar que  durante a grande celebração eucarística do passado domingo “administrei  o Sacramento da Crisma a 24 jovens de vários continentes, convidando a todos os presentes a renovar a promessa batismal”.

“Deste modo esta Jornada Mundial se transformou em um novo Pentecostes, da que parte a missão dos jovens, chamados a ser apóstolos de seus coetâneos, como tantos santos e beatos, e em particular como o beato Pier Giorgio Frassati, cujas relíquias, colocadas na catedral de Sydney, foram veneradas por uma contínua peregrinação de jovens. Cada garoto e garota foi convidado a seguir seu exemplo, a compartilhar a experiência pessoal de Jesus, que muda a vida de seus ‘amigos’ com a força do Espírito Santo, o Espírito do amor de Deus”.

Bento XVI concluiu agradecendo aos bispos da Austrália, especialmente ao Cardeal George Pell, assim como a todas as autoridades e àqueles que, desde todos os lugares do mundo, rezaram pelo evento.

“Que a Virgem Maria recompense a cada um com as graças mais belas. A Maria encomendo também o período de repouso que transcorrerei desde amanhã em Bressanone, entre as montanhas do Alto Adige. Permaneçamos unidos na oração!”, concluiu o Pontífice.