O Bispo de Mondoñedo Ferrol, Dom José Gea Escolano, denunciou que o  governo espanhol atua como  "fundamentalista social" ao  querer simplificar o divórcio, ampliar as condições para abortar e permitir “matrimônios” homossexuais.

Dom Gea comentou com a Rádio Lugo, os três anúncios que o Ministro de Justiça, Juan Fernando López Aguilar fez como parte dos planos de seu departamento.

O Bispo indicou que esta atitude oficial evidencia "certo fundamentalismo" e uma "clara visão de retirar da sociedade tudo o que tem a ver com Deus, religião ou Igreja”.

Dom Gea referiu-se especialmente ao aborto e indicou que não há “uma gravidade maior que esta, quer dizer, a vida deve estar no princípio básico de toda evolução histórica e social. Então se não se respeita a vida todo o resto comparado com isso fica em segundo plano".

Além disso, opinou sobre a ausência espanhola do bloco de nações que busca o reconhecimento do Cristianismo na futura Constituição Européia.

Segundo Dom Gea, não há nenhuma entidade que possa ter um reconhecimento maior que o da Igreja na construção da Europa em todas as ordens. "Querer negar isso me parece sinal de lacismo anti-religioso e isso não acredito que caiba em uma sociedade democrática”, indicou.