Em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi SJ, assinalou que a Jornada Mundial da Juventude que se celebrará em Madri em 2011 abordará o desafio de impedir que a Europa perca sua tradição cristã.
Europa “é um continente no qual a confrontação entre a fé e os problemas da sociedade moderna, da secularização, do desenvolvimento, que o mundo impõe à fé, está sempre viva”, Disse o Pe. Lombardi”; e explicou que o esforço por recuperar a identidade católica da Europa se realizará “sem polêmica e sem uma vontade de contraposição ao mundo à nossa volta”.
“O Papa –disse o Porta-voz do Vaticano– falou freqüentemente do risco de que a Europa perca seus valores fundadores conectados com a tradição cristã e a contribuição que a fé deu a este continente”; portanto, este será “um dos assuntos e dos objetivos da próxima Jornada Mundial da Juventude”. O Pe. Lombardi elogiou além disso a “muito belo Jornada da Família que se realizou em Valência (Espanha), em que a mensagem do Papa foi completamente positivo, centrado na beleza de ser cristão e na mensagem positiva também para a família da atualidade”.
“Acredito que este será o espírito também da próxima Jornada da Juventude na Espanha: uma mensagem de esperança; uma mensagem que diz que a fé dá uma contribuição bela e grande para o futuro de nossa sociedade e de nosso mundo”, concluiu.