Em declaração a União Radio, o Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Roberto Lückert León, advertiu que a chamada "igreja católica reformada" auspiciada pelo governo de Hugo Chávez, está pretendendo, com o apoio das autoridades, nomear capelães no exército.
Dom Lückert reiterou que a minúscula denominação, conformada por um ex-sacerdote católico casado, um ex-ministro luterano e um ex-ministro anglicano, é “paga pelo governo em um intento por acabar com a Igreja Católica, coisa que não pôde nem poderá”.
A "igreja católica reformada" anunciou esta semana que o próximo 29 de julho ordenará "bispo" ao ex-sacerdote católico Jon Jen Shu García.
O também Arcebispo de Coro recordou que “o suposto bispo que vão ordenar que foi separado da Igreja porque vivia escandalosamente juntado com uma mulher e uns filhos; que durante algum tempo foi capelão militar". "Com esses padres não vão chegar a nenhuma parte"; disse Dom Lückert.
O Prelado sim manifestou sua preocupação pela confusão que entre os militares católicos pode produzir a tentativa do Ministro da Defesa de "colocar um pastor (da nova denominação) em cada quartel”.
Dom Lückert disse finalmente que a idéia do governo de Chávez é velha, pois o governo ditatorial de 1945 "também fundou a igreja católica apostólica venezuelana e não funcionou". "Isto que tratam de fazer fracassou na história, e acredito que neste ano eleitoral em lugar de aumentar vai tirar (votos) ao governo”.
Venezuela vai ter eleições municipais e regionais em novembro.