O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, criticou o papel da Organização de Nações Unidas (ONU) no mundo pelo que descreveu como “dupla face”, que por um lado defende os direitos humanos; mas por outro promove o aborto.
Durante uma Missa celebrada na Catedral da capital mexicana, o Cardeal advertiu que “a civilização que conseguimos alcançar através de séculos de esforço tem enormes gretas”; porque “os avanços científicos maravilhosos que deveriam ajudar ao progresso humano se converteram em armas mortais”.
“Mais ainda, os sistemas econômicos e meios de comunicação que deveriam ajudar a irmanar e derrubar barreiras, convertem-se em freqüência em criadores de abismos”, adicionou.
Como exemplo desta tendência, o Cardeal se referiu à “ambigüidade e dupla face” da ONU “que por um lado se apresenta como vigilante dos direitos humanos e ao mesmo tempo é promotora da violação da garantia fundamental mais importante do ser humano: a vida”.
O Cardeal  Rivera chamou os católicos mexicanos a “não permanecer de braços cruzados perante o progresso do mal no mundo, nem pensar que os problemas são irremediáveis”; e advertiu que “o cansaço e a preguiça dos que nos dizemos boas pessoas agrava esses problemas”.
O Arcebispo do México advertiu também contra “a tentação que muitos têm de arrumar as coisas com a violência, esquecendo que a violência gera violência e que a força, os insultos e as desqualificações só servem para crispar os ânimos”.
Finalmente, o Cardeal Rivera Carrera destacou que o mundo não se divide em “filhos das trevas e da luz; mas bem todos estamos feridos pelo pecado, participando das trevas e do joio. Mas também todos somos chamados e estamos destinados, se assim o aceitarmos, a nos converter em luz”.