Dom Juan Abelardo Mata, Bispo do Estelí (Nicarágua), assinalou que é “ridículo” e “uma blasfêmia” comparar à líder cubano Fidel Castro com Jesus Cristo, como recentemente fez o Presidente da Venezuela Hugo Chávez.
“Naturalmente que é ridículo e uma blasfêmia”, disse Dom Mata ao comentar o discurso que pronunciou o Presidente venezuelano em Managua, a capital da Nicarágua, com ocasião do 29 aniversário da revolução sandinista em 19 de julho passado.
Chávez, que junto ao presidente do Nicarágua, Daniel Ortega, foi o orador principal dessa festa sandinista, referiu-se em parte de seu discurso ao Fidel Castro como: “o Pai nosso que está na terra, na água e no ar”.
Dom Mata assinalou que a menção do Chávez é um “manuseio das coisas sagradas”.
“Há algo fundamental no coração do homem, que rechaça que se manuseiem as coisas sagradas e que se disrespeite desta maneira a todo um povo”, disse o Bispo; e assinalou que “o fato de que alguém seja presidente de alguma república, e que tenha poder econômico, não lhe dá direito para fazer estas coisas”.
O Bispo nicaragüense também destacou que “há gente tão áspera em sua mente que nem sequer se dá conta das grosserias”.
A celebração do aniversário da revolução sandinista, que fracassou em seu intento de transformar o Nicarágua em uma nação socialista, congregou a milhares de pessoas na “Praça da Fé João Paulo II”, em Managua.
No ato também participou como convidado o ex-bispo católico e presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo.