O Vigário Episcopal de Kaliningrado, Dom Jerzy Steckiewicz, revelou que a promoção da família é o desafio mais importante que encara a Igreja na Rússia porque “necessitamos famílias felizes que dêem testemunho da fé”.
Em declarações à associação católica internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Dom Steckiewicz assinalou que o desfalecimento da instituição familiar é prejudicial para toda a sociedade e por isso uma das tarefas mais importantes da Igreja é apoiar às famílias.
Do mesmo modo, precisou que devido ao alto índice de divórcios, a Igreja na Rússia concede uma especial importância à boa preparação para o matrimônio.
A família deve ser verdadeiro lar de amor, porque isso implica no futuro do país, sustentou o Prelado e explicou que a Igreja Católica dirige no Kaliningrado um "centro de ajuda às famílias", onde se organizam exposições e cursos de peritos sobre educação infantil, planejamento familiar, pastoral matrimonial, etc.
Além disso, a Igreja Católica está realizando numerosas atividades com motivo do "Ano da Família", declarado pelo agora ex-presidente Vladimir Putin em todo o país.
Dom Steckiewicz considerou importante que na Rússia se esteja debatendo sobre o aborto –usado como método de planejamento familiar habitual no regime comunista– e nasça a consciência de que se trata de algo "grave e prejudicial".
O Prelado assinalou que as bodas, os funerais e os batismos são um espaço importante de apostolado porque a participação nestas cerimônias acorda em alguns o interesse pela religião e a lembrança da fé que professaram seus avós.
Kaliningrado concentra cinco por cento de católicos russos. Aqui se registram cada vez mais casamentos e batismos católicos, conforme informou o Vigário Episcopal. Nesta região estiveram proibidas todas as paróquias cristãs durante o comunismo. Até 1985 não se voltou a fundar uma paróquia ortodoxa, e em 1991 surgiram uma católica e uma protestante. Atualmente, a região conta com 23 paróquias católicas.